Sobre
Constelação Familiar
Água & Vivencial
O que é?
Esta técnica (ainda não na água) foi desenvolvida por Bert Hellinger e é uma nova abordagem à Psicoterapia Sistémica Fenomenológica, que permite evidenciar os assuntos “pendentes” ou não vistos pelo clã, abrindo espaço para um ganho de consciência e uma escolha para um novo posicionamento perante o assunto em questão.
Quando na água, usamos a memória desta que, permite espelhar o Campo, onde todas as infos estão guardadas. Os elementos do sistema são representados por bonecos que a cada movimento, ou falta dele, vão trazendo luz à “história” não contada, o que precisa ser visto e integrado.
Constelações Familiares, Grupo Vivencial
Esta experiencia é para quem deseja olhar para a raíz de um bloqueio/problema/dor, através de uma vivencia mais profunda, onde terá a oportunidade de olhar para os movimentos inconscientes que acontecem dentro de si e conhecer a solução possível para a sua questão em evidencia através da abordagem sistémica das Constelações Familiares.
O grupo reunir-se-á todos os meses, no espaço sistémico da Soul Power na Terrugem, em Sintra.
Sara Moreira é a facilitadora deste método desenvolvido por Bert Hellinger que beneficia todos os participantes.
Na Constelação em Grupo, trabalha-se o tema trazido por aqueles que desejam constelar, com a participação daqueles que se disponibilizam para estar ao serviço.
INVESTIMENTO
Colocação de tema: 35€
Ao serviço/participante: 15€
Próximas datas:
9h30 às 13h
15 Setembro – 19 Outubro – 14 Dezembro
No todo encontrar a parte
Em que situações devo procurar a Constelação familiar na água?
A teoria que serve de base para a constelação familiar, coloca estas sessões como apoio na resolução de problemas de origem familiar. Algumas situações mais comuns são a dificuldade de relacionamento entre pais e filhos, ou outros familiares, desafios nas relações íntimas; padrões identificados; tumulto interno e trauma ou perda significativa.
Uma abordagem ao serviço do clã
A Constelação promove um movimento na alma sistémica que se sente através de um alívio a nível energético, trazendo fluidez, através dos assuntos trabalhados no campo. Leva-nos a mudança de paradigma, pois dá-nos a oportunidade de ver a situação por um novo anglo. promovendo maturidade e discernimento para uma mudança de atitude, através de um ganho de consciência e de uma intenção clara sobre como agir de forma diferente para resultados diferentes.
O paciente sente então que as suas dúvidas, preocupações e falta de discernimentos, começam a tomar formas suaves passando a existir espaço para decisões de desenvolvimento contínuo.
Este trabalho é tão profundo que pode trazer resultados e alívio imediato para todo o sistema familiar.
Como funciona?
A constelação na água utiliza bonecos que se movem no campo, neste caso a água, para mostrar informação daquela família que está pronta para ser vista.
Muitas pessoas sentem-se mais confiantes com esta abordagem pois os bonecos movem-se sozinhos à medida que as emoções vão seguindo o seu rumo,
durante a conversa entre terapeuta e paciente na constelação.
É imperativo que o cliente traga um tema, dor ou problema a ser olhado.
A constelação familiar não tem uma duração previsível, ela visa o movimento da Alma, e por isso termina quando este é alcançado.
O facilitador serve esse movimento e essa Alma sistémica, não o ego do cliente, que muitas vezes se intromete.
O resultado da constelação depende essencialmente do quão o cliente está disposto e preparado para “ver”.
A constelação familiar é uma abordagem fenomenológico não sendo por isso reconhecida pela ordem dos psicólogos em Portugal.
Embora a sua utilidade esteja mais que comprovada actualmente, muitas vezes para as mudanças serem efectivas é necessário um acompanhamento terapêutico.